OLIMPÍADAS

Anéis Olímpicos – Domínio Público

Série de competições esportivas, que dura em média duas semanas, inspirado nas Olimpíadas da Grécia Antiga, com a chamada “Era Moderna” iniciando em 1896, em Atenas, na Grécia. É realizada a cada quatro anos, em cidades que se candidatam e são escolhidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os Jogos Olímpicos se dividem em dois tipos: os de Verão, que se realizam geralmente no segundo semestre do ano (verão no Hemisfério Norte), com boa parte de suas competições ao ar livre; e os de Inverno, realizado no inverno do Hemisfério Norte, quase sempre em fevereiro, com esportes ligados à ocorrência de neve (esqui, bobsled, curling, hóquei no gelo, patinação e outros).

Também são realizados, após às edições dos Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos, para atletas portadores de deficiência ou de necessidades especiais.

Os três primeiros colocados das competições olímpicas recebem medalhas: os vencedores, medalha de ouro; os segundos colocados, a medalha de prata; e os terceiros colocados, a medlaha de bronze.

As maiores potências olímpicas em toda a história do evento, em número de medalhas, são os Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, França, Austrália, Canadá, Noruega e países da antiga União Soviética. Ao todo, 162 países – ou conjuntos de países – conquistaram pelo menos uma medalha na história. Curiosamente, algusn países conhecidos, como Angola, Bolívia e Nicarágua, ainda não conquistaram medalhas até hoje.

O Brasil tem, na história, 40 medalhas de ouro, 49 medalhas de prata e 81 medlhas de bronze, totalizando 170 medalhas (34º no quadro geral de medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão). Nos jogos Olímpicos de Inverno, o Brasil já participou algumas vezes, com delegações modestas, mas não obteve ainda medalhas.

 

 

Leave a Comment

Filed under Esporte e Lazer, O, Verbete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *