CIRCO

Imagem ilustrativa

Do latim “circus” (circulo ou anel). É considerada “a mãe de todas as artes”. É uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade, sendo um espaço de liberdade, criatividade e expressão, apresentando espetáculos de variedades, comandados por famílias de saltimbancos (morada temporária e itinerante, levando o circo estrada afora). Levam atrações como dança, teatro, ilusionismo, malabarismo e outros. Há sinais de que o circo já existia há pelo menos 4 mil anos, em povos da Antiguidade, na China, Grécia, Egito e Índia; com a queda do Império Otomano e fim da Idade Média, surgiu o circo no formato mais semelhante ao atual); Muitas apresentações de artistas populares ocorriam, além da lona e em espaços públicos, praças, feiras, entrada de igrejas e outras. Atualmente (2025), os circos apresentam apresentação de artistas, em diversos números. Desde os anos 2000, apresentações da animais não são mais permitidas em vários lugares, por conta de possíveis maus tratos ocorridos em alguns circos.

Exemplos de circos famosos: American Circus, Bremer, Sul America, Vostok, Stankovich, Du Soleil, Imperial da, China, Espanhol.

No dia 27 de março, se comemora o Dia do Circo (no Brasil). Um dos pioneiros e grandes incentivadores do circo no Brasil foi o ator Marcos Frota.

Leave a Comment

Filed under Arte, C, Cultura, Verbete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *