Membros da família Hominidae incluindo a espécie humana, homo sapiens, como os antepassados prováveis, homo erectus e homo habilis e formas mais antigas (australopitecos). Macacos e gorilas também são incluídos na semelhança aos humanos.
Acredita-se que o homo erectus é antecessor do homo sapiens, surgido na África e Ásia, com cérebro do tamanho aproximado ao do ser humano atual, porém, com crânio grande e achatado. Em média, desapareceram por volta de 300 mil anos. O homo habilis surgiu a partir de fósseis encontrados no Quênia e na Tanzânia, remontando entre 2,5 milhões e 1,6 milhões de anos, além de provavelmente desenvolverem, de forma pioneira, os instrumentos de pedra e artefatos lascados.
E, o homo sapiens, a espécie própria do ser humano, desde 300 mil anos até hoje, com diversas evoluções no crânio e no cérebro. Diversos povos cresceram graças à evolução humana nas artes e na construção de habitações. Iniciaram-se as migrações e colonizações em diversas regiões do globo. Estima-se a presença humana (homo sapiens) na Indonésia, Austrália e Nova Zelândia (cerca de 40 mil anos) e Américas (entre 40 e 15 mil anos).