UNIVERSO

Conjunto de todos os corpos do sistema solar, estrelas, componentes de nossa galáxia e de outras existentes no espaço e o que mais o próprio espaço contiver. O universo é considerado ilimitado, por não se conhecer o limite. Desde a Antiguidade, o ser humano estuda e tenta descobrir cada vez mais as características do Universo. Por muitos séculos, havia o julgamento de que a Terra era plana e ocupava o centro do Universo, além de uma cúpula com pequenas luzes – as estrelas -. Ainda se imaginava que o Sol, a Lua e a estrelas se moveriam sobre a Terra diariamente.

Ao longo do tempo, a teoria foi modificada, sobretudo por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei, com muita resistência, mas aceita tempos depois. Muitos astrônomos afirmam que todo o Universo está em constante expansão e as galáxias estão em processo de afastamento uma das outras. A partir dos anos 1980 e 1990, novas teorias sobre o surgimento do Universo foram descobertas e estabelecidas, através dos estudos das reações nucleares e da formação dos elementos químicos. A junção do hidrogênio e hélio pode ser um fator crucial para a formação de explosões e, por sua vez, expandir para, primeiramente formar as galáxias e estrelas. Pelo menos 6.000 astros em cada hemisfério da Terra podem ser observados a olho nu, segundo os cientistas. Telescópios, como o Hubble, e satélites (como a Estação Espacial Internacional), mapeiam, realizam descobertas e aumentam os conhecimentos sobre os elementos do Universo.

O nosso sistema solar (também denominado de Via-Láctea), composto de oito planetas, encontra-se na galáxia considerada um Universo-Ilha, com extensão de 100.000 anos-luz. As galáxias são complexos que abrangem bilhões de estrelas. E as nebulosas não são compostas de estrelas, mas de hidrogênio e hélio, ou seja, gases diluídos, e, em muitos casos, iluminadas por estrelas próximas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *