O Planeta Terra está dentro do Sistema Solar, conjunto de oito planetas que giram em torno do sol. É claro que esse sistema solar não é está sozinho. Estamos dentro de um gigantesco, desconhecido e infinito Universo. Porém, vamos nos deter no nosso próprio Universo.
O Sol é uma estrela de proporções enormes e nela orbitam (giram em torno dela) oito planetas, pela ordem a partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que já foi planeta, foi “rebaixado” para “planeta-anão” pela Astronomia em 2006, por conta de suas características insuficientes para ser classificado como um planeta tradicional (translação extensa, frio extremo e outros).
Qual a origem da Terra?
Supõe-se que a Terra surgiu há 4,56 bilhões de anos, com colisões com outros astros que vinham do Universo. O Planeta tinha apenas gás em sua atmosfera
Nesse primeiro momento, a Terra encontrava-se envolta em gás e com uma intensa atividade vulcânica. Ao longo de todo um processo de resfriamento, tornou-se possível a formação da crosta terrestre.
O arrefecimento do novo planeta tornou possível a presença de água em estado líquido e, consequentemente, a formação dos oceanos. Desse modo, concluiu-se o processo de formação do planeta Terra, há 4 bilhões de anos.
Algumas centenas de milhões de anos após essa forma, tem início a vida, a partir, dá abiogênese química oriunda da radioatividade e das condições atmosféricas.
Surgem as primeiras células procariontes e, posteriormente as algas anaeróbicas que produziram o oxigênio presente na atmosfera. O oxigênio foi responsável pelo surgimento dos demais seres vivos dentro de todo um processo evolutivo da vida no planeta.
Todo esse processo evolutivo culminou no aparecimento dos primeiros hominídeos há cerca de 14 milhões de anos. O homo sapiens sapiens (ser humano atual) surgiu há apenas 350 mil anos.