Prato gastronômico criado em Nápoles, na Itália, em torno do século 16, bastante apreciado no mundo inteiro. Consiste em uma massa fermentada de farinha de trigo, coberta com molho de tomate e outros ingredientes, como queijo. A primeira pizzaria do mundo foi a Antica Pizzeria Port’Alba, fundada em 1830, em Nápoles.
A pizza chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos. A primeira pizzaria do país foi inaugurada em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo, por imigrantes italianos que trouxeram a receita. Antes restrita às comunidades italianas, a partir de 1950, o prato se espalhou por todo o país, sendo incorporado à culinária brasileira. São Paulo tem, em 2023, mais de 4.500 pizzarias em funcionamento, além de comercializar diariamente, pelo menos, 190.955 pizzas. Nova Iorque, nos Estados Unidos, é a cidade que mais consome pizza no mundo, seguido de São Paulo.
No Brasil, ganhou diversas variações de sabores, desde os mais tradicionais (calabresa, quatro queijos, portuguesa), os doces (chocolate, banana, coco) e até alguns diferentes e excêntricos (siri, coração, bode) de diferentes regiões brasileiras.
No dia 10 de julho comemora-se o Dia Internacional da Pizza.